Pages

Ads 468x60px

Labels

Marcadores

Tags:

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Elitização do Futebol?


Imagem da década de 20 onde a elite acompanha o futebol. Fonte


Acompanho o futebol desde 1996 e para mim o futebol sempre foi um esporte que atingia todas as camadas sociais, principalmente a popular.

Os ingressos sempre foram acessíveis para todos. Era muito fácil ir aos jogos do seu time de coração, comer aquele tropeiro tomando uma cervejinha (ou mesmo refrigerante).

Pouco antes do fechamento do Mineirão para a reforma, o preço dos ingressos eram 40,00 arquibancada em jogos importantes da Libertadores. Nos jogos do Atlético-MG no campeonato Mineiro e Brasileiro os preços eram 20,00 arquibancada. Na época ainda existia a geral e o preço do ingresso chegou a ser R$2,00. Fonte

Mas depois da reforma do Mineirão, creio que isso mudará um pouco. Primeiro por causa dos preços dos ingressos. O ingresso mais barato do Mineirão hoje será 60,00. Sem contar que no estacionamento do estádio o valor cobrado será de 30,00. 

É a elitização do futebol ou não é?

Vamos calcular o valor gasto por um torcedor (que não seja sócio torcedor) como se ele fosse ao Mineirão antes e depois da reforma. Vou colocar o preço do ingresso mais barato para ele.  


Antes da Reforma Depois da Reforma
Ingresso 20,00 60,00
Estacionamento de 10,00 a 15,00 30,00
Tropeiro 8,00 12,00
Refrigerante 5,00 5,00
Total 43,00 107,00


Hoje para uma pessoa ir ao estádio uma vez por mês, ela gastará no mínimo 107,00, fora a gasolina e outras coisas que ele consumir a mais no estádio. Antes, o torcedor gastava 43,00. Viram a diferença? Mais que o dobro do valor.


Agora eu te pergunto: 

Uma pessoa assalariada que tem uma família para sustentar, terá condições de ir ao Mineirão? Se você acredita que sim, acha que ela poderá ir a mais de um jogo por mês?

Eu acredito que elitização do futebol está acontecendo aos poucos e isso não é bom. Querendo ou não, poderemos chegar a uma forma de exclusão social, onde aqueles que têm um poder aquisitivo maior, poderão ir aos jogos de futebol e aqueles que não têm assistirão o grande espetáculo, que é a paixão de grande parte dos brasileiros, pela televisão.







6 comentários:

  1. Seguinte Ju, acho que o problema é mais SOCIAL do que da organização do Futebol.

    Se tivéssemos uma base no país, onde as pessoas fossem educadas, não precisaria disso.

    Infelizmente, toma-se o caminho inverso.

    Aumentar o valor do ingresso, faz com que aqueles com menos renda não vão ao estádio, e uma grande gama dos caçadores de confusões também, não digo que todos os menos favorecidos, são caçadores de confusões, mas seria hipocrisia, não aceitarmos em dizer que é a maioria.

    Vide a quebradeira da loja do Cruzeiro. Se fosse ingresso só pela internet a 80 reais pra cima para quem usa cartão de crédito, não teria ocorrido. Infelizmente foi a medida tomada, afinal, educar o povo, oferecer segurança em todos os lugares, demora mais tempo.
    Abs.
    Eduardo

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você em partes. Tirar esses Vândalos dos estádios é a melhor coisa a se fazer. Mas existem muitas pessoas bacanas que são torcedores de verdade que ficarão londe dos estádios por causa do aumento dos ingressos e outras coisas!

    ResponderExcluir
  3. No dia em que tivermos segurança de sair com a camisa do time em dia de clássico, na rua tranquilamente, podem regular o valor do ingresso de novo.

    A diferenciação de valores de ingresso já ocorre a muito tempo, com 'cadeiras especiais', que nada mais era do que o portão 7A, só que do outro lado. Isso já ocorre a mais tempo, agora só ficou mais escancarado.

    ResponderExcluir
  4. (diferenciação de valores para separação das 'classes sociais' e elitização)

    ResponderExcluir
  5. Concordo com o Eduardo que teoricamente esse aumento é para que pudéssemos ter mais segurança, porém, acho que não é isso que acontece... Acho que esse aumento é para pagar as dívidas das reformas do estádio, para lucrar mais, para arrecadarem mais com a desculpa que é pra melhorar o serviço prestado.

    Contudo concordo com a Juliana que essa descriminação disfarçada é muito ruim... deveríamos ter pelo menos um setor acessível para quem tem menos condições... como fez o Gremio, que manteve a "Geral" e está lutando pra manter isso na Arena deles.

    ResponderExcluir
  6. Concordo Schettini. O Mineirão tinha que ter um setor mais barato. O SP tb tem isso no Morumbi. Não podemos excluir os menos favorecidos. Todos temos direitos. E eu tenho certeza que não é só gente pobre que arruma confusão. Tem muito playboy ai que só quer saber de confusão!

    ResponderExcluir

 

Oportunidade