Pages

Ads 468x60px

Labels

Marcadores

Tags:

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

O que falta para a arbitragem Brasileira?














Começo o post de hoje com uma pergunta sobre uma das polêmicas do momento:
"O que falta para a arbitragem Brasileira melhorar?"
Acho que falta muita coisa. A mais importante delas é a profissionalização da arbitragem. Com isso os árbitros seriam mais cobrados, seriam mais bem treinados e mais valorizados. Atualmente a maioria dos árbitros tem outra profissão por fora. 
Mas o ser humano é passível a erros e mesmo que a arbitragem fosse profissionalizada, acho que alguns erros continuariam acontecendo.
Uma alternativa boa e possível, seria dar mais poder ao bandeirinha. Principalmente em lances decisivos dentro da área. Ou então colocar mais dois árbitros na linha de fundo, como está acontecendo na liga dos campeões. O campeonato carioca de 2011 também deverá usar esta alternativa que ainda está em teste, mas poderá ser bom para o futebol.

Também acho que deveriam criar um comitê de arbitragem totalmente separado da CBF. Pois o poder do futebol Brasileiro está centralizado ao Ricardo Teixeira. Está na hora de acabar com o isso.

Em um dos posts anteriores eu escrevi sobre a tecnologia no futebol. Também seria uma alternativa boa, ou até a melhor, mas acho que isso está um pouco longe da realidade Brasileira e Mundial. A FIFA está em discussão sobre a utilização de chips para definir se a bola ultrapassou ou não a linha do Gol, mas ainda não está nada definido.

E vocês amigos? O que acham que falta para a arbitragem Brasileira melhorar?

8 comentários:

  1. acho q a profissionalização da arbitragem seria uma boa ação
    pq n são alguns arbitros q tem outras profissões. TODOS os arbitros são obrigados a terem outra profissão comprovadamente.

    acho q colocação de mais um assistente atrás do gol, pode ajudar.
    mas seria de MUIIIIIITO mais valia usarem recursos tecnologicos para decidirem lances.

    ResponderExcluir
  2. Concordo totalmente contigo. A arbitragem tem que ser profissionalizada sim. Tudo hoje no futebol é profissional. Jogador é só jogador, técnico é só técnico e os próprios times estão buscando a cada dia esta profissionalização. Só a arbitragem que não? Concordo também que tem que retirar o total controle da CBF. Até quando teremos o mando e os desmandos do senhor Ricardo Teixeira? Porque os times não criam sua própria liga para que possam também negociar com as emissoras suas cotas. Um outro absurdo que também seria resolvido com isto seria quanto aos horários dos jogos que estão à mercê da grade da emissora detentora dos direitos de transmissão. Um grande abraço a todos!

    ResponderExcluir
  3. Profissionalização não basta!
    é importante abolir o impedimento, pois é mais fácil mudar a regra do jogo e se adaptar a ela do que os bandeiras acertarem metade dos impedimentos.
    tecnologia também ajudaria muito.
    2 arbitros no campo, como ocorre no futsal!

    ResponderExcluir
  4. Concordo com o Elton, deveriam abolir o impedimento, o uso de ponto no ouvido seria uma idéia também, se bem que tiraria a graça. Todos os árbitros para entrarem no quadro da CBF passam por provas de aptidão física, psicológica e de conhecimento, isto pra mim já é ser profissional. O curso seria só uma espécie de reciclagem. O que estamos vendo vai além do conhecimento, vai da índole mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Falta Honestidade!!! Ninguém "erra" sempre a favor dos mesmos clubes !!! Isso não é falta de qualificação técnica, é picaretagem mesmo! Ano após ano os mesmos tipos de erro, favorecendo sempre os mesmos times e irritando a todos da mesma forma... Alguém ai se esqueceu de Heber Roberto Lopes em 2005, no mesmo Pacaembu, aprontando contra o Cruzeiro em um jogo contra o mesmo Corinthians? De Carlos Simon parando o Cruzeiro, minando a paciencia dos jogadores e matando os contra ataques celestes em pleno Mineirão em 2002 na Copa do Brasil contra o mesmo Corinthians? Passou da hora de quem pode realmente fazer alguma coisa acordar e parar com esse discurso se profissionalização de arbitragem, qualificação técnica e etc do gênero!!! O problema passa longe disso!!!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. * A profissionalização é o 1º passo a ser tomado.
    * Abolir o impedimento??? Não sei, afinal é uma grande estratégia de defesa. Mas concordo que marcar corretamente todos os impedimentos é impossível. Taí uma boa discussão, mas acredito ser quase impossível tal alteração.
    * TECNOLOGIA...
    Bem, eu particularmente sou totalmente a favor do uso do recurso eletrônico, assim como é feito no tênis, mas também é necessário haver uma mudança de cultura por parte de toda a sociedade futebolística. Vocês devem se recordar da partida entre Atlético e Palmeiras pela Sulamericana, onde o bandeira errou ao não assinalar o impedimento e a jogada terminou em um pênalti a favor do time Alviverde.
    Na ocasião o bandeira, em conjunto com o árbitro, reverteu a marcação, ou seja, assinalaram a primeira infração (impedimento) e fizeram ao meu ver a coisa mais justa. Essa postura foi alvo de inúmeras críticas, e é justamente por isso que você quase não vê juiz voltar atrás em sua decisão, afinal se ele retroceder será criticado como se estivesse errado.
    Não sei... ainda há muito a se discutir!!!

    ResponderExcluir

 

Oportunidade